Semana de oração pela unidade dos cristãos

semunidcr

No Brasil,  o final da Semana da Unidade coincide com o domingo de Pentecoste. Este ano, diferente de outros anos, a Comunidade da Trindade Salvador veio retirar-se no final de Semana de Pentecostes. Em Salvador a Comunidade da Trindade participou de  todas as noites da semana de uma oração ecumênica, todas as noites em uma igreja diferente. Numa destas noites alguns irmãos de nossa Comunidade estavam presentes.

Em troca, veio uma delegação domingo de Pentecostes (Anglicana, Presbiteriana e Luterana), para Taizé Alagoinhas para o encerramento da semana.

 

 

Em Alagoinhas não acontece nada pela Semana da Unidade. Como vários de nossos funcionários são da igreja Assembléia de Deus, algumas esposas de pastores e diáconos, o fato de tê-los na mesa para comemorar seus aniversários, permitiu  um degelo e uma

confiança suficiente para que eles estivessem dispostos a participar ativamente na celebração nosso local habitual de oração. Com razão, um pregadores enfatizou o trabalho social apoiado pelos irmãos. Todos aqueles que usaram da palavra foram tão à vontade  que pelo seu testemunho Cristo Ressuscitado foi celebrado na abundância do Espírito Santo.

 

A Assembleia de Deus o Pentecostes é todos os dias. A diversidade racial, sócio-cultural e religiosa foi a marca do encontro. O filho de um pastor, jovem e pequeno começou a cantar um hino que ele acompanhou com seu violão.

Todos sentiram quanto o estilo da oração de Taizé é simples e centrado no essencial : Palavra de Deus, o silêncio, a intercessão. Ficar juntos diante de Deus, sob o mesmo teto, foi um pequeno sinal de uma comunhão que vai além de nós mesmos.